O Centro de Manejo de Ovinos (CMO), tem como finalidade o treinamento de alunos dos cursos de agronomia, medicina veterinária e agronegócios e estudantes com interesse na área, nas principais práticas de manejo em sistemas de produção de ovinos. Dentre elas destacam-se o manejo alimentar, reprodutivo e sanitário. Além dessas, o CMO tem como finalidade o desenvolvimento de pesquisa nas áreas de nutrição, reprodução, pastagem, e sanidade ligadas a ovinocultura. O treinamento de técnicos, produtores e trabalhadores rurais na área de produção de ovinos também é objetivo do CMO.

As principais atividades desenvolvidas são o treinamento de estudantes, o desenvolvimento de pesquisas e o treinamento de técnicos, produtores e trabalhadores rurais nas áreas de produção, nutrição, pastagens, reprodução e sanidade de ovinos.

O Centro de Manejo e Ovinos está a disposição de professores, estudantes e representantes da comunidade que queiram desenvolver pesquisa e treinamento na área de ovinocultura. Os pedidos de treinamento e solicitações para desenvolvimento de pesquisa no CMO devem ser encaminhados para os professores responsáveis por meio de correio eletrônico ou solicitado na secretária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária ou na secretária da Fazenda água Limpa. Todas as solicitações serão atendidas se estiverem de acordo com o cronograma de atividades e da disponibilidade de animais e área. Todas as atividades no CMO deverão ser acompanhadas por um funcionário do CMO e estagiários. As atividades a serem desenvolvidas deverão ser encaminhadas para o Conselho da Fazenda Água Limpa e aprovada pelo mesmo e no caso de pesquisa com animais, deverão ser aprovadas pelo Comitê de Ética da Universidade de Brasília.

Professor:

Sérgio Lucio Salomon Cabral Filho