A Fazenda Água Limpa - FAL da Universidade de Brasília - UnB está localizada à 28 Km da sede do Campus Universitário da Asa Norte e faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA), Bacia do Gama, Cabeça de Veado. A FAL possui uma área de aproximadamente 4.340 há destinada a preservação (2.340 ha), a conservação (800 há), a produção (1.200 há). Dispõe de uma infra-estrutura básica voltada para o processo de ensino, pesquisa e extensão com ênfase às áreas de Agronomia, Biologia, Engenharia Florestal, Ecologia, Botânica, Zoologia, Fisiologia, Zootecnia e Fitologia.
A Fazenda possui duas ARIES (Área Relevante de Interesse Ecológico) denominada Capetinga e Taquaras criadas por Decreto Federal n. 91303 de 03 de junho de 1985 com uma área total de aproximadamente 2.100 há.
A FAL existe há mais de 30 anos e vem lutando pela segurança e proteção ambiental desta área, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão a nível sustentável, além de prestar relevantes serviços à comunidade do entorno de Brasília, assim como a nível nacional e internacional, através de Projetos e Intercâmbio Técnicos/Científicos.
A FAL conta com facilidade de acesso, transporte, alojamento, salas de aula, refeitório, comunicação às proximidades do Plano Piloto e sobretudo o apoio Técnico Administrativo, assim como a presença de alunos e professores de diferentes áreas de atuação profissional.
Há alguns anos a FAL, era administrada diretamente pelo antigo EAG (Departamento de Engenharia Agronômica) dos quais seus chefes de departamento foram os seguintes professores:
- Joachin F.V. Bullow
- Hidelbrando de Miranda Flôr
- Setorio
- Cícero Lopes da Silva
- Francisco Cassiano Sobrinho
- Antonio Carlos Felix
- Antônio
- Borgo
- Kaneshiro
Sendo que para todos esses administradores tinha um gerente os representado através de um funcionário.
- Gerente: Professor Eiyti Katto
Em 1991, o Conselho Universitário da UNB criou o órgão suplementar Fazenda Água Limpa, resolução n. 016/91, de 16/08/91, órgão este ligado diretamente ao Gabinete da Reitoria, na qual tivemos como diretores os seguintes nomes:
- Professor João Luiz Homem de Carvalho
- Professor José Alencar Carneiro
- Professor Antônio Xavier de Campos
- Sr. Robson Figueiredo Cunha
- Professor José Mauro da Silva Diogo
Atualmente, atua como diretor o Professor Reginaldo Sérgio Pereira.

 

Universidade de Brasília - UNB
Fazenda Água Limpa - FAL
 
Da UnB Agência