Sunday 30th of April 2017

Histórico PDF Imprimir E-mail
Seg, 14 de Dezembro de 2009 10:32
A Fazenda Água Limpa (FAL) da Universidade de Brasília (UnB) está distante 28 Km da sede do Campus Universitário da Asa Norte e faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA), Bacia do Gama, Cabeça de Veado. Possui uma área de aproximadamente 4.340 há destinado a preservação (2.340 ha) a conservação (800 há) a produção (1.200 há). Possui uma infra-estrura básica voltada para o processo de ensino, pesquisa e extensão com ênfase às áreas de Agronomia, Biologia, Engenharia Florestal, Ecologia, Botânica, Zoologia, Fisiologia, Zootecnia e Fitologia.

A Fazenda possui duas ARIES (Área Relevante de Interesse Ecológico) denominada Capetinga e Taquaras criadas por Decreto Federal n. 91303 de 03 de junho de 1985 com uma área total de aproximadamente 2.100 há.

A FAL/UnB há mais de 30 anos vem lutando pela segurança e proteção ambiental desta área e desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão a nível sustentável, além de prestar relevantes serviços à comunidade do Entorno de Brasília, assim como a nível Nacional e Internacional, através de Projetos e Intercâmbio Técnicos/Científicos.

Há facilidade de acesso, transporte, alojamento, salas de aula, refeitório, comunicação às proximidades do Plano Piloto e sobretudo o apoio Técnico/Administrativo, assim como a presença de alunos e professores de diferentes áreas de atuação profissional.

Há alguns anos a Fazenda Água Limpa/UnB, era administrada diretamente pelo antigo EAG( Departamento de Engenharia Agronômica) dos quais seus chefes de departamento foram os seguintes professores:

- Joachin F.V. Bullow
- Hidelbrando de Miranda Flôr
- Setorio
- Cícero Lopes da Silva
- Francisco Cassiano Sobrinho
- Antonio Carlos Felix
- Antônio
- Borgo
- Kaneshiro
Sendo que para todos esses administradores tinha um gerente os representado através de um funcionário.

- Gerente: Professor Eiyti Katto

Em 1991, o Conselho Universitário da UNB, criou o órgão suplementar Fazenda Água Limpa (FAL), resolução n. 016/91, de 16/08/91, órgão este ligado diretamente ao Gabinete da Reitoria, na qual tivemos como diretores os seguintes nomes:
- Professor João Luiz Homem de Carvalho
- Professor José Alencar Carneiro
- Professor Antônio Xavier de Campos
- Sr. Robson Figueiredo Cunha

- Professor José Mauro da Silva Diogo

Atualmente atua como diretor o Professor Reginaldo Sérgio Pereira.

UnB - Universidade de Brasília.
FAL - Fazenda Água Limpa.