Fazenda Água Limpa da UnB se destaca em seu papel social doando sua produção a famílias em situação de vulnerabilidade

 

 

A Fazenda Água Limpa (FAL), estação experimental da Universidade de Brasília em parceria com o projeto de extensão UniSer (Universidade do Envelhecer) também da UnB e o Instituto do Envelhecimento Humano uniram esforços para contribuir com as famílias que nesta pandemia do COVID-19 precisam de apoio com alimentos.

 

                                                    

 

Segundo o Diretor da Fazenda, Professor Reginaldo Pereira a FAL tem por finalidade planejar e executar atividades de ensino, pesquisa e extensão das Unidades Acadêmicas da UnB e desenvolver projetos próprios. Neste sentido acontece em sua sede vários projetos experimentais, entre eles o de fruticultura que produz alimentos como: Maracujá, banana, uva entre outros. Estes projetos são coordenados pelo Professor José Ricardo Peixoto que é Titular da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB) e também Vice-Diretor da FAV/UnB juntamente com o Grupo de Estudos em Horticultura (GEHORTI) coordenado pela professora Michelle Souza

 

A Fazenda Agua Limpa ainda produz diversas hortaliças como couve, alface, salsa, cebolinha, chuchu, mandioca e parte da produção desses alimentos estão sendo destinados a UniSer que faz a distribuição das cestas as famílias em situação de vulnerabilidade.

 

 

 

No último dia (08), mais de 35 famílias foram beneficiadas pela produção alimentícia dos experimentos realizados na Fazenda. Para o professor Zé Ricardo, é importante o papel social da fazenda: “Nesse momento de pandemia destinar essa produção as famílias que mais precisam é também papel da Universidade. A solidariedade é o sentimento que deve falar mais alto”, complementou o Professor José Ricardo. 1 deposit casino nz.com 

Na próxima semana as pessoas com deficiência visual da Associação Deficiente Visual na Trilha, mais conhecida como Projeto DV na Trilha, serão os beneficiados pela produção da Fazenda Água Limpa.

O Projeto Deficiente Visual na Trilha (DV na Trilha) é uma ação social realizada por voluntários de Brasília que decidiram dividir uma de suas maiores paixões, o pedalar, com quem de outra forma não teria como fazê-lo, as pessoas com deficiência visual (DVs).

O principal objetivo é promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual por meio do esporte, especialmente o ciclismo. Para tanto, utiliza-se bicicletas tandem, (bicicletas duplas – para dois ciclistas), na frente vai um condutor, voluntário do projeto, e atrás uma pessoa com deficiência visual.

 

O que é o Projeto DV na Trilha?

 

O Projeto Deficiente Visual na Trilha (DV na Trilha) é uma ação social realizada por voluntários e ciclistas de Brasília que decidiram dividir uma de suas maiores paixões, o pedalar, com quem de outra forma não teria como fazê-lo, as pessoas com deficiência visual (DVs).

Se reúnem quinzenalmente, aos sábados, às 9:00 horas da manhã, no Jardim Botânico de Brasília, para a realização dos nossos passeios de bicicleta.

É utilizado bicicletas tandem, (bicicletas duplas – para dois ciclistas), na frente vai um condutor, voluntário do projeto, e atrás uma pessoa com deficiência visual.

O objetivo é preparar/capacitar a pessoa com deficiência visual (DV) para participar de trilhas, passeios e competições de mountain bike e ciclismo, promovendo uma atividade física ao ar livre, em contato com a natureza, em grupo, possibilitando amplas condições de integração, inclusão social, lazer e melhoria da qualidade de vida.

 

Autora: Stephanie Rodrigues Website