No dia 11 de julho de 2019, foi iniciado o projeto de soltura de papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) na Fazenda Água Limpa. Os papagaios foram apreendidos pelo IBAMA por tráfico de animais silvestres e estavam sob cuidado e avaliação do CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) para posterior soltura na natureza. O projeto está sendo executado pela estudante de mestrado do Departamento de Ecologia da UnB, Paulla Jezuíno sob orientação do Professor Ricardo Bomfim Machado. Dentre muitos papagaios que chegam constantemente no CETAS para soltura, foram escolhidos 14 que estavam em boas condições de voo. Desses, 9 receberam um colar de rádio-telemetria e 5 receberam aparelhos GPS que foram fixados em forma de mochila nas costas dos animais. O trabalho tem como intuito rastrear a movimentação desses animais após vida livre na natureza. Procuramos entender se os papagaios permanecem no local de soltura ou se buscam novas áreas para colonizar, qual o tamanho dessas áreas, quais locais são escolhidos. Esses papagaios ficam juntos com o seu grupo de soltura ou preferem se dispersar sozinhos? Os papagaios de cativeiro são aceitos pelos grupos de papagaios-verdadeiro nativos da região? Existe diferença na movimentação entre machos e fêmeas? O projeto se preocupou em soltar os papagaios de cativeiro em uma área frequentada por grupos da mesma espécie e pretende monitorar esses indivíduos por pelo menos dois ou três meses após o dia em que foram soltos.

Fotos de Welington Coelho