A Fazenda Água Limpa - FAL pertence à Universidade de Brasília UnB e possui uma área de 4.500 hectares. A FAL faz parte da Área de Proteção Ambiental das Bacias do Gama e Cabeça do Veado e tem, no seu interior, a Área Relevante de Interesse Ecológico – ARIE Capetinga/Taquara, também denominada Estação Ecológica da Universidade de Brasília. Pertence ao Núcleo da Biosfera do Cerrado. Limita-se ao norte com o Ribeirão do Gama e o Núcleo Rural da Vargem Bonita, ao sul com a BR 251, que liga Brasília a Unaí/MG, ao leste com o Córrego Taquara e o IBGE, e ao oeste com a estrada de ferro e o Country Club de Brasília.
Da área total da fazenda, 50% são destinados à preservação. O restante, à prática de ensino, pesquisa e extensão. Diversos setores da UnB possuem atividades na fazenda, dentre estes setores destacam-se:
- o Instituto de Biologia - IB
- a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV
- a Engenharia Florestal - EFL
- o Instituto de Geologia - IG
- o Departamento de Física; dentre outros.
A FAL oferece um potencial técnico/científico natural, possibilitando estudos climáticos, flora e fauna silvestres, pedológicos, limnológicos, geológicos. Além destes, são realizados estudos nas áreas de:
- Zootecnia (com pequenos, médios e grandes animais),
- Fitotecnia (com culturas de ciclo curto, anual e perene),
- Silvicultura e manejo florestal,
- Irrigação,
- Drenagem,
- Armazenamento,
- Educação ambiental,
- Primatologia,
- Farmácia
- Arquitetura, entre outros.
A FAL tem infra-estrutura com salas de aula, laboratórios, equipamentos e máquinas agrícolas, restaurante, lanchonete, alojamento, estradas em todo o perímetro, serviços de segurança e proteção ambiental durante todo o dia, e transporte diário para o campus universitário.

Da UnB Agência